Zaha Hadid projeta interior para Casa Ronald McDonald
- amearquitetura
- On 30/01/2014
- http://www.amearquitetura.com
Em 1974, na Filadéfia (EUA), o jogador de futebol americano Fred Hill, cuja filha se encontrava em tratamento de câncer no hospital local, conheceu o sonho de uma médica (Audrey Evans) em criar uma casa de apoio – tanto para as crianças em tratamento ambulatorial quanto para seus pais.
Inspirado por essa ideia, Fred organizou um jogo beneficente para arrecadar fundos e dar início ao projeto. Ele procurou os responsáveis pelos restaurantes McDonald’s locais, sugerindo-lhes que doassem parte das vendas de uma promoção. O McDonald’s deu total apoio ao projeto, doando toda a renda obtida. Com a arrecadação, o imóvel para sediar a casa de apoio foi comprado e, assim nasceu a primeira Casa Ronald McDonald. Hoje são mais de 300 em 52 países.
A próxima Ronald Mc Donald House será na Alemanha, em Hamburgo para atender as crianças e famílias que recebem tratamento contra o cancer no Hospital de Altona. Foram convidados 11 escritórios de arquitetura no mundo todo para projetar o interior de cada apartamento. São eles: Appia Contract (Alemanha); Barcode Architects (Paises Baixos); Brandherm + Krumrey (Alemanha); EMBAIXADA (Portugal); Estudio.Entresitio (Espanha); GRAFT (Alemanha); Hollein & Partner (Austria); Low Architecten (Belgica); Manuelle Gautrand (França); Raiserlopes (Alemanha); Sara Spire (Suíça); e Zaha Hadid architects (Reino Unido). Abaixo algumas imagens divulgadas pelo Istituto Ronald McDonald e via Design Boom.
Zaha Hadid
A arquiteta criou um ambiente futurista, com camas e comodas flutuantes, iluminação absolutamente indireta, formando caminhos e formas organicas. Materiais como madeira (no piso Parquet e nos paineis), pvc (formas das paredes) e vidro são abundantes, e mostram uma atmosfera clean, e intinerante, ja que os móveis podem ser realocados de acordo com a necessidade. São duas “capsulas” – suítes com 25m² cada uma, e devem ficar prontas no meio deste ano.
GRAFT
Pelo briefing do projeto para a Casa Ronald Mc Donald de Hamburgo, foi pedido que se fizesse um “Oasis”, onde as familias poderiam conviver e sair um pouco da rotina das clinicas e recuperação. O ambiente conecta espaços de uso comum como as salas, cozinha, sala de jogos e permite maior interação e encontros sociais. O escritório GRAFT pensou em um ambiente lúdico, com balanços e sofás confortáveis, estante para livros, alem de uma grande mesa de jantar onde todos podem interagir.
Manuelle Gautrand
A arquiteta francesa projetou um apartamento muito parecido com uma cabana na floresta, cheio de elementos de madeira que envolvem os pisos, paredes e teto. Seu conceito tem a ver com montar diferentes plataformas niveladas modulares, muito parecidas com terraços, de onde surge uma série de móveis: bancos, mesas, cadeiras, palcos, mesas, etc.
LOW Architecten
A LOW Architecten organizarou sua unidade em várias comodos, como se fosse uma casa, com o banheiro, quarto, sala de estar, ligados por paredes estruturais de madeira. Um tapete define a área de jogos, enquanto que os espelhos foram instalados para criar mais altura. Uma enorme folha de policarbonato garante a privacidade entre as áreas.
Appia Contract
O escritória Appia Contract tentou maximizar o uso de seu projeto, que inclui um banheiro espaçoso, com uma várias prateleiras, e um grande espelho iluminado, além de uma poltrona confortável. As camas são de solteiro, enquanto um sofá-cama oferece uma opção de curto prazo para duas pessoas adicionais. Tiras de luz LED são integradas no banheiro, em comunhão com o teto luminoso, feito de fibras acrílicas e criando a imagem do céu numa noite clara de lua cheia. Quando o projetor é ligado, se transforma em um ambiente calmo e com a atmosfera tranquila.
Brandherm + Krumrey
Toda a sua idéia de fazer o quarto de dormir foi pensada como a construção de um ninho, onde os pássaros estão protegidos e se formando para então poderem alcançar seu voô solo.
Our lovely instagr.am
@ame_arquitetura
Archive
- outubro 2017 (1)
- agosto 2017 (2)
- maio 2017 (1)
- março 2017 (2)
- novembro 2016 (1)
- outubro 2016 (1)
- agosto 2016 (1)
- junho 2016 (7)
- maio 2016 (8)
- abril 2016 (13)
- novembro 2015 (2)
- outubro 2015 (2)
- julho 2015 (1)
- maio 2015 (3)
- abril 2015 (6)
- março 2015 (4)
- fevereiro 2015 (1)
- novembro 2014 (10)
- outubro 2014 (9)
- setembro 2014 (6)
- agosto 2014 (10)
- julho 2014 (7)
- junho 2014 (9)
- maio 2014 (10)
- abril 2014 (9)
- março 2014 (11)
- fevereiro 2014 (13)
- janeiro 2014 (6)
- novembro 2013 (12)
- outubro 2013 (5)
- setembro 2013 (1)
Submit a Comment