Novas receitas para cozinhas com estilo!
Hoje percorri os pavilhões 9 e 11 do iSaloni em Milão!!! Para quem não sabe, é a feira de móveis e design mais famosa do mundo, e a cidade toda se transforma por causa dessa design week!! Para saber mais, fiz dois posts sobre o iSaloni 2014, aqui… E sobre o que acontece nos arredores, aqui!!! Fomos eu e minha melhor amiga dos tempos de FAU na UFRJ, Liana Gazzola, foi uma ótima maneira de colocar o papo e a profissão em dia, então aconselho a ter uma boa companhia para feiras, de preferência uma pessoa que saiba tirar boas fotos suas hehehe… e que te faça perceber detalhes, reconhecer materiais, enfim… Quem tem amigo, tem tudo!
Embora seja super cansativo, não tivemos como “pular” quase nenhum stand!!! Smeg, Minà, Bosch, Eletrolux, Veneta Cucine, Miton, Snaidero… São tantos, e com design e excelência em tecnologias que qualquer pessoa ficaria muito indecisa em saber qual seria sua cozinha ideal, até para fazer este post tive duvidas no que priorizar!! Enfim, fiz uma pequena seleção de fotos com o que mais me chamou atenção em três marcas que gosto muito: Smeg, Fendi Home e Minacciolo (Miná). Quanto aos stands, alguns são organizados em diagonais, para ter mais “esquinas” e maior visibilidade, ou então completamente abertos como o da Smeg, e ainda tem aqueles fechados, para criar um mistério sobre o que vai ser visto, como o da Fendi. Espero que gostem e se inspirem, porque muito em breve vamos ter estas e muitas outras opções chegando no Brasil. Quando estiver com mais tempo, vou fazer um apanhado mais completo do que vi na feira!!
Smeg
Para quem não está lembrado, a Smeg fabrica aquelas geladeiras super estilosas inspiradas nos antigos refrigeradores dos anos 60! Alias, o que pude perceber no stand deles é que tem suas inovações voltadas para um movimento retrô, incorporando toda a tecnologia possível a elementos com aparência antiguinha! Claro que eles possuem os eletrodomésticos com aparência futurista, como os que temos hoje como os da Eletrolux, mas os que fazem mais sucesso são os retrô, não tem jeito!!! Acho super fofo, além de ser um ícone de design que podemos colocar na nossa cozinha… Falando em fofo, e os suportes para panelas em forma de passarinhos, frutas, origamis… Dão um charme a cozinha. Outra coisa que eu amei foi a arquitetura do stand deles, para apresentar a marca foram colocados 3 frentes do cinquecento, o carrinho fofo da Fiat, nas cores verde, branco e vermelho da bandeira da Itália. Apresentação é tudo e, apenas com esta “fachada”, para mim, a Smeg conseguiu sintetizar o conceito da marca com o lugar em que está expondo. Bravo!
Fendi Home
Visitar o stand da Fendi Home é mais ou menos parecido que visitar um recém nascido de mães ciumentas. Isso mesmo, essa tenho que falar!!! Primeiro, você tem que se registrar, mostrar seu cartão profissional, estar bem vestido (de preferencia com as mãos lavadas e com álcool gel… hehehe). Depois, espera na porta do stand, com um segurança gigantesco te barrando a entrada até que saiam 5 pessoas, o que gera uma fila a toa, porque lá dentro, estava super vazio… E depois, não pode tirar foto, tocar, se movimentar muito… Fiquei meio confusa, achei que eles deveriam fazer uma exposição de fotos ao invés de colocar os itens expostos. No mais, minha conclusão é que isso serve apenas para mostrar que é uma marca de luxo, em que poucos podem ter acesso, inclusive para visitar o stand.
Reclamação feita, agora o que foi visto: elementos super luxuosos, como materiais nobres como o couro, madeira, vidros, cashemere…, tons de cor variando entre o fendi (soooo obvious) e o cobre, puxadores embutidos com o nome da marca, laca em tons de cobre a dourado fosco. Adorei uma cristaleira em couro off white, e com prateleiras de cristal que, como os baús verticais da Louis Vuitton, podem ficar abertos expondo taças e porcelanas ou fechada, para uma decoração mais contemporânea e chic. Adorei isso, mas não pude tirar nenhuma foto, porque depois de tirar algumas levei uma super bronca do segurança querido deles. Sorry…
Miná
Logo a direita de quem entra no pavilhão 11, o stand (são grandes como containers) da Minacciolo chama atenção. Com a proposta de apresentar itens com grande durabilidade, no centro do stand havia uma mesa com tampo onde se caia uma “cachoeira”, várias plantas e o pé direito altíssimo nos fazem lembrar uma floresta. A proposta deles é a sustentabilidade, usando materiais provenientes de reflorescimento controlado, usam tinta a base de água para reduzir a emissão de gases tóxicos e, claro, priorizam o uso de materiais naturais. Além disso inovações como barris, como os que armazenam vinhos, para montar ilhas pequenas, um barril com a cuba, outro com um cooktop e outro como base para corte de alimentos ou mesmo para ser usado como mesa. Adorei os registros usados na sua forma mais simples, contrastando com os avanços tecnológicos que os produtos possuem. Como forma de apresentar o conceito da marca, panelas foram usadas como luminárias, vindo do teto em fios grossos vermelhos. Gostei das coifas também em estilo bruto, puro, em preto e com a boca pequena, industrial. Adorei!
E só está começando!!!
Por Aline Araujo
Submit a Comment