Antes de eu apresentar o Casa Cor São Paulo 2014, vou contar uma historinha básica: Desde novinha sou super fã do Casa Cor, sempre visitava o evento, no Rio, e me imaginava habitando aqueles ambientes… Quando cresci um pouco e escolhi a arquitetura como profissão da minha vida, claro, o objetivo seria participar de um evento desses!!! Então, many many years later… hehehe, lá estou eu em Milão (design week deste ano!) fazendo compras e, falante que sou, comecei a conversar com um casal super querido e a pedir e dar opiniões sobre bolsas e sapatilhas… Enfim, estava papeando com ninguém menos que o Angelo Derenze, presidente do Casa Cor e sua esposa, a queridissima Walkiria. E assim o Casa Cor se tornou ainda mais especial para mim, ao ver que o responsável pelo evento é uma pessoa super sofisticada e simples ao mesmo tempo, sendo super atencioso e apadrinhando o www.amearquitetura.com nos dando a oportunidade de participar do preview deste ano.
Eu e o presidente do Casa Cor, Angelo Derenze, mesmo debaixo de chuva!! Em seu discurso, muito bem humorado, ficamos sabendo que o Casa Cor destina R$1,00 de cada ingresso vendido ao Instituto Ayrton Senna.
Nos últimos dias aconteceram vários eventos pré-estréia do Casa Cor 2014 em São Paulo, novamente no Jockey Club paulista. Esta é a 28a edição da mostra, que reúne os melhores profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo do país, e da América Latina também. Em 27 mil metros quadrados, 90 profissionais da área idealizaram os 79 ambientes do Casa Cor. Além disso, as novidades este ano serão muitas!!! Para começar, o presidente Angelo Derenze anunciou no ultimo sábado, durante o brunch para a imprensa, o label Casa Cor para empreendimentos imobiliários, primeiramente em São Paulo. Além desta parceria, o Casa Cor vai virar também uma tinta, e uma nova mostra será montada no litoral paulista ainda este ano!!
A fachada linda do Casa Cor São Paulo 2014!!! Nas cores do Brasil!
Mesmo o evento acontecendo durante a Copa do Mundo (funcionará todos os dias, exeto na final, a bilheteria fecha 30 min antes e reabre 30 min depois de cada jogo do Brasil – quem estiver dentro do Casa Cor poderá assistir aos jogos através dos telões) é esperado para o evento um público superior ao alcançado em 2013, de 197.000 pessoas. Agora é ver o porque de toda esta expectativa!! Abaixo vamos ver um pouco do Brunch de sábado e alguns dos 79 ambientes! Aos poucos vou fazer matérias sobre todo o Casa Cor SP 2014! Aproveitem o passeio!!!
Maravilhosa Living da imprensa de Carla Felippi, logo a esquerda de quem entra no Casa Cor
Eu e Carla Felippi no Brunch para a Imprensa, no último sábado, 24 de maio.
A suntuosidade da Recepção e Concierge, lotada na abertura do Brunch para a Imprensa. Projeto de Cris Paola e Dani Barella, a porta de entrada para o mundo da arquietura e design! Um olhar muda tudo… Vamos olhar lá dentro!
Detalhe da Casa Contemporanea de Ana Maria Vieira Santos, conta com biblioteca, hall, cozinha gourmet, galeria…
Loja com eletrodomésticos pintados pela Siss, com grafites inspirados no artista de rua Banksy, deixando a super loja chamativa! Cool
Amei este espaço náutico, com pergolado em madeira descendo para as costas do sofá.
E a chuva deixou o jardim ainda mais bonito… os pufes e mesinhas coloridos descontraídos pontuam a área externa.
Um charme o Living do Apartamento do Casal que Toninho Noronha planejou. Detalhista, o arquiteto desenhou o tapete com motivos art decó encontrados no próprio Hipódromo do Jockey Club de São Paulo. A inspiração dele, inclusive foi além, instalando elementos como a cabeça de um cavalo na mesa de centro com desenho de tabuleiro de xadrez.
As arandelas ao fundo são em murano com folhas de ouro, e a simetria dos elementos nos dá tranquilidade em meio a tantas linhas.
Wiliam Maluf trouxe as cores do Brasil para sua delicada Sala de Jantar.
Embora o verde seja uma cor forte, no projeto de Wiliam Maluf ficou leve e integrado ao ambiente.
Loft dos Colecionadores, com projeto de Oscar Mikail, marca o retorno do arquiteto ao Casa Cor após 5 anos sem participar. Com o projeto, ele quer implementar o conceito up to date, com design contemporaneo e ao reunir diferentes vertentes do design.
Com mobiliario da Ornare, o Loft dos Colecionadores reúne elementos com tecnologia de última com gravuras, obras de arte de outras épocas.
Por fim o “biombo” escultural que separa o quarto do casal da sala de banho. A iluminação da Puntoluce dá o diferencial para o projeto, criando desenhos no teto que ajudam a delimitar o espaço. Oscar Mikail teve um retorno acertado ao Casa Cor.
Para tudo!!! Sebastian – o novo garoto propaganda da ame arquitetura!!! Hahahaha, combinando o nosso cartão de visitas com o blazer! O ícone da publicidade brasileira agora está entrando para o mercado de arquitetura e design… Em breve o Estudio Sebastian, para quem invadiu a nossa casa durante décadas, ele me garantiu que agora quem vai invadir a casa dele seremos nós!!! Essa eu quero ver…
Um encanto a Cozinha Retro de Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá. Seguindo tendencia vista em Milão, o espaço de 60 metros quadrados ganhou vida com elementos cheios de personalidade! E, mais uma vez, cores do Brasil, na bandeira tão chamativas, aqui convivem harmoniosamente.
Luz cenica, decoração nostálgica, armários laqueados em azul petróleo e o revestimento branco com relevo produzem a Cozinha Retro uma atmosfera ao mesmo tempo contemporanea pelos lançamentos e vintage, pelas releituras.
O Estúdio Amendoeira foi projetado pelo Studio SM2 de Agnes Manso e Alice Miglorancia. Gostei muito deste ambiente que é uma releitura de um dos quadros de Van Gogh, a Amendoeira em Flor, de 1890 com uma imagem marcante e, ao mesmo tempo delicada. A cama remete a epoca e que o artista viveu, e, no banheiro, as pastilhas de vidro foram colocadas propositalmente desordenadas, como o estilo de pintura e Van Gogh. Achei delicado, fofo mesmo!
Lounge de Entrada projetado pelo Studio Costa Marques, o único escritório de arquitetura a assinar dois ambientes neste Casa Cor. O ambiente conta com móveis com design diferenciado, revestimentos com texturas e iluminação indireta.
Lounge Gourmet do Studio Costa Marques usou muitas cores, dando vida ao ambiente com fundo em preto e base em tijolinhos na cor terra.
A Casa de Campo de Sig Bergamin tem a assinatura de estilo já conhecida do arquiteto. Muitos detalhes, aliando diferentes materiais e texturas em um único ambiente sem que fique pesado, e sim harmonioso.
Romantica e aconchegante, a Casa de Campo combina paisagismo cm decoração. Diversas estampas, muitos elementos sobre os móveis e flores dão o toque final no projeto de Sig.
Já Murilo Lomas, mostrou no seu Quarto de Casal um projeto completamente sofisticado e suntuoso. Usando escalonamento do tamanho natural dos objetos, o arquiteto quis que sua lareira fosse maior que o natural para dar maior imponencia ao quarto. Emoldurada pela estante de mesma altura do pé direito.
A cama, em medidas grandes também é limitada e demarcada por uma estrutura em inox. Auto retratos nas paredes e quadros também em grandes proporçoes são emoldurados por spikes a la Valentino sobre o papel de parede cinza.
Acompanhei o Murilo Lomas dando entrevista, e o achei super entrosado com o projeto, explicando o porque de cada detalhe… E ficou realmente lindo, bem pensado e executado.
Estreia no Casa Cor: o escritório Cactus, dos arquitetos Claudia Alionis e Eduardo Bessa, assina a Sala de Banho e Banheiro Público. Com projeto super bonito, colorido e cheio de vida, fizeram bonito e se destacaram entre os profissionais.
Ainda no projeto do Cactus, a área do Banheiro Público – e que pode ser usado pelos visitantes. Lindo os seixos rolados usados como revestimento das paredes, com o toque colorido das molduras dos quadrinhos. O banco feito com tronco de arvore deu um aspecto ainda mais de caverna ao espaço. e a bancada é em forma de aquario! Super sensorial, adorei!!!
João Armentano participou este ano fazendo uma intervenção no Jardim de Gilberto Elkis. Com o auxílio de fotografia, gigantogravura, impressão com resolução de última geração, espelhos e iluminação, o arquiteto cria a ilusão de que o jardim de 36 m² é dez vezes maior que o normal.
Esta dando o que falar o projeto de Guilherme Torres para a Deca. A Villa Deca já provocou burburinho antes mesmo da inauguração oficial, porque ontem (dia 26/05) houve uma super festa para convidados no espaço.
A Villa Deca remete as villas italianas, com muito bege e tons claros, contrastando com o espelho d´agua azul esverdeado e a cozinha gourmet em preto.
Esther Giobbi projetou uma Sala de Almoço super aconchegante. A grande mesa em madeira de lei ganha vida com as diferentes cadeiras e bancos ao redor. O revestimento nas paredes dão um olhar anos 60 para o ambiente, emoldurada pelo painel em pátina na parede lateral.
Queridíssima, Brunete Fraccaroli é um doce de pessoa. Me mostrou todo o espaço pessoalmente. Com nome fofo, Meu mundo em Chocolate!, o ambiente projetado pela arquiteta é um loft super chic. Carismática e talentosa, Brunete conseguiu reproduzir as últimas tendencias de Milão, como o marrom (super em alta) e os tons metalizados (dourado, cobre…) Me lembrou o estande da Kartell no Salão do Móvel: Precious.
Dos cinquenta tons de cinza, do Casa Cor 2013, Brunete se permitiu jogar mais 50 tons de marrom (ou chocolate) na edição deste ano. Elementos que remetem a Africa trouxeram maior identidade ao ambiente. Classudo.
Bancada dos Deuses!! Amei todos os elementos em dourado, com o fundo em branco ou mesmo em chocolate, o dourado se torna elegante. Meu mundo em chocolate reflete a alma de Brunete Fraccaroli!! Doce, doce, doce…
Closet da Brunete preparado para a Copa do Mundo 2014!
Loft de Ari Lyra com base em branco, permite ao arquiteto a ousar na escolha dos objetos e adornos.
A Cozinha (Marchi Cuisine) do Chalé do Golfista, de Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes é linda! Com ares de campo, todo o mobiliário em tons esverdeados permitem que o detaque venha dos utensílios e adornos da cozinha.
Linda a Suíte do Casal de Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli!! Móveis e revestimentos seguindo um padrão monocromático, ganhando maior destaque através das almofadas e estofamentos. A simetria também marca o ambiente clean e com iluminação indireta.
O Lounge Galeria de Leo Shehtman, com 140 metros quadrados reúne elementos arquitetonicos que adoro: cobogós, portas pivotantes com moldura em madeira e “recheio” em vidro, e mobiliário que é design puro. O arquiteto se inspirou na Princesa Paola de Orleans e Bragança ao projetar este ambiente que possui os espaços integrados. Amei essa poltrona felpuda, a cara da Princesa!!
E por falar no Léo Shehptman, minha amiga e arquiteta Maria Emília Monaco, eu, e Brunete Fraccaroli almoçamos com ele no Brunch do Casa Cor. O buffet estava maravilhoso, e a fila enorme era atenuada pelos garços nos trazendo taças de Chandon!! Eu e Maria Emilia curtimos muito a companhia desses dois arquitetos renomados e bem humorados, fizemos uma festa de fotos e poses! Parabéns aos dois pelos espaços lindos!
Detalhe do balcão do restaurante do Casa Cor no dia do Brunch. Com mais de 900 convidados, o Brunch foi um sucesso!!!
Não consegui mostrar nem a metade do Casa Cor São Paulo 2014!!! Aguardem os próximos posts, com Camila Klein, David Bastos, Denise Barretto, Paola Ribeiro, entre outros!!!
Casa Cor SP 2014
Local: Jockey Club de São Paulo.
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1.173, São Paulo.
Data: de 27 de maio a 20 de julho (nos dias de jogos da Copa, os portões serão fechados meia hora antes dos jogos e abertos meia hora depois. Na final, dia 13/7, não abre).
Horários: de terça a sábado, das 12h às 21h30; e aos domingos e feriados, das 12h às 20h
Ingressos: de terça a sexta, R$ 45; sábados, domingos e feriados, R$ 57; e passaporte válido para todos os dias, R$ 120
Um olhar muda tudo!
Por Aline Araujo
Submit a Comment