Deca e as tendências de Milão
Cada vez que vou a alguma feira internacional aprendo maneiras diferentes de “olhar” o que está exposto. Este ano tive a sorte de ser convidada para integrar um grupo seleto de convidados ao Passeio Deca – fiz um post com todas as dicas aqui! E, durante a ida, no ônibus, conversei com o Bruno Antonaccio, diretor de desenvolvimento e marketing da Deca, sobre como é feito o processo de inspiração para a produção das peças da líder no mercado de louças e metais brasileiros.
Bruno me explicou que a vinda a Milão desperta muito a equipe para a produção das peças que são inspiradas não necessariamente no design de louças e metais expostos durante o Salone del Bagno (que acontece paralelo ao Salone del Mobile, de dois em dois anos). A idéia é usar as tendências em geral, ate mesmo vindas do mundo da moda, para enriquecer as possibilidades.
Um exemplo da diversidade da inspiração, a linha Red Gold da Deca é anterior a toda essa tendência que está hoje consolidade e exposta em todos os estantes do Salone del Bagno. Já na expo revestir a Deca mostrou inúmeros metais com este acabamento.
Um exemplo é a linha assinada por Jader Almeida, a Bamboo, em exposição na Università degli Studio di Milano, no Lounge da Brazil S/A por ter sido eleita pelo Prêmio Best in Show, onde os 10 produtos de maior destaque na Expo Revestir 2016 foram escolhidos por jurados, a convite da ANFACER.
Em Milão, pude perceber móveis, objetos, até mesmo em luminárias, seguindo uma tendência e, como já sabia de algumas correlações entre estas tendências de mobiliário e louças, foi interessante perceber na prática que as influências são abrangentes. Basta aplicar.
Durante a Expo Revestir pudemos perceber que a proposta era de ter uma unidade entre os produtos usados na cozinha, com o restante da casa. Para isso, a Deca produziu metais com acabamento D.Coat. Entre eles, gosto bastante do Black Matte que funciona muito bem em ambientes mais vibrantes, com cores fortes. Particularmente também proponho usa-los em ambientes mono ou bicromáticos. Fica muito elegante.
Entre todos os acabamentos, o meu preferido é o Red Gold. Um dourado super contemporâneo, com uma coloração avermelhada, lembrando as antigas panelas de cobre que enalteciam as cozinhas coloniais. São peças que remetem a história, por isso gosto tanto.
Para quem gosta, os acabamentos Black Matte e Red Gold da Deca podem ser encontrados em produtos diversos nas linhas Twin, Gourmet, Spin e Link. Já nos banheiros, a Deca produziu produtos com acabamento Platinum, perfeito para quem planeja ter um ambiente moderno e elegante, e estão disponíveis nas linhas Stick, Unic, acessórios na Quadratta; válvula de descarga Deca Slim e chuveiro com tubo de parede quadrado.
Uma novidade que faz a diferença nos ambientes são as linha de metalizados, nas cores Dourada, Prata e Cobre, para cubas. É sensacional ter essas possibilidades, principalmente para banheiros que querem ter um produto-destaque. As cubas Deca que possuem este acabamento disponível são a L.1050 e L.260, e se tornam o centro das atenções em qualquer banheiro.
Quando estamos focados em perceber o link entre o que vemos na feira e como isso se reflete em uma empresa brasileira, o modo que visitamos os estandes se modifica. Eu procurei perceber tudo referente aos acabamentos, no caso. E assim identifiquei a tendência de usar acabamentos inspirados em pedras nobres na decoração.
Claro que desde a Grécia Antiga usamos mármore e granito, porém, a tecnologia de hoje permite desenhos incríveis e sem prejudicar o meio ambiente. A linha Grey Stone da Deca, disponível somente na cuba L.55, transmite o aspecto rústico da pedra, imprimindo delicadeza e nobreza à louça com um design fino e sofisticado.
Outra forma em alta, a orgânica chama atenção pela diversidade. Um boleado de bordas finas traz destaque a uma bacia em mármore, por exemplo. Ou as formas complexas amebais geram surpresa e destaque aos ambientes. São tendências fortes do mercado e que está iniciando agora!
Em relação aos materiais, parece que o mobiliário está seguindo a tendência dos metais: o red gold, de longe é o mais usado. Depois os dourados, principalmente fosco. E, por final, o preto fosco que chama atenção pela sobriedade e sofisticação. É um acabamento que está fazendo tanto sucesso, que 70% dos móveis estão sendo fabricados com pelo menos um detalhe em metal. E faz a diferença.
As formas geométricas são as queridinhas do momento. De fato deixam o ambiente mais intrigante, repleto de design. Mesmo em formas resistentes como a cuba Diamont da Deca, exposta com sucesso na Expo Revestir, quanto em formas macias como as cadeiras da Moooi, ou em luminárias, o geométrico é o formato da vez.
Percebi, em banheiros, um uso mais abrangente de mesas, ou estruturas em ferro que suportam as cubas de apoio. Diferente, e faz um visual bem contemporâneo, dependendo dos materiais, vai do boho chic ao futurista.
Há dois meses, durante a Expo Revestir, o estande da Deca foi o que mais me chamou atenção, pela maneira que expos as peças. E também pela ambientação dos modelos em banheiros e cozinhas inseridas no espaço deles. Em Milão, os melhores estandes são os que apresentam seus produtos também desta forma. Fica mais fácil de entender aplicação e o resultado final do produto. Por isso, a feira também funciona como inspiração para a cenografia de estantes.
Viram como vale perceber o design?
Espero que tenham gostado de perceber um novo olhar sobre o Salão do Móvel de Milão. Para mim, foi uma experiência diferente e enriquecedora. Para se inspirar, basta olhar de outro jeito.
🙂
Beijos,
Aline Araujo
Submit a Comment