Armani 5th Avenue NY
- amearquitetura
- On 25/03/2014
- http://www.amearquitetura.com
Caminhando pela quinta avenida, em Nova York, a cada edifício ficamos encantados. Lojas como Cartier, Tiffany´s, Dolce e Gabanna, Louis Vuitton, Apple, Godiva, Sacks… São tantas, com variados tipos de arquitetura e vitrines incríveis, que seria difícil se surpreender mais com alguma coisa. Então, em 2009, o escritório de arquitetura de Massimiliano e Doriana Fuksas implementou seu projeto para Giorgio Armani, em plena quinta avenida com a 57!!! A flagstore abriga as linhas Emporio Armani, Armani Collezione e Giorgio Armani nos dois primeiros pisos. No terceiro, e último piso, o Armani Ristoranti, Armani Casa e Armani Dolce.
A chegada de Armani foi tardia, mas surpreendeu com o projeto do Studio Fuksas. Detalhes no design e na escolha dos materiais e formas também deram a loja um diferencial. Além do design, um outro chamativo é o restaurante, com atmosfera super agradável, ótimo atendimento e delicioso.
Quando se entra na loja é que podemos perceber a escada escultural que liga todos os andares, feita com uma estrutura resistente em aço e coberta por um material plástico ficando com a aparência de uma escultura. É um elemento completamente independente, que apenas traz a loja, com decoração escura e iluminação pontual, uma luz e dinamismo incríveis.
O primeiro andar abriga as coleções mais acessíveis de Giorgio Armani. A decoração já mostra que é um ambiente mais informal, onde os manequins são mais despojados, e acessórios como a bicicleta preta enfeita e cria um clima mais cool à austeridade e nobreza dos materiais usados.
Ao subir pela escada, também formada com rampas intercaladas entre os degraus, podemos nos sentir em um labirinto, ou dentro de um tornado, já que ela promove o formato de um redemoinho de vento. De qualquer modo essa fusão entre escadas e rampas, subindo e as vezes descendo para subir, promove um caminho inusitado e dinâmico que nos leva a cada andar. Iluminando através do “corrimão” , a escada mostra apenas o caminho da subida, proporcionando um jogo de luz e sombras interessante.
O uso de cores sóbrias no projeto deixam os produtos a venda mais aparentes, mesmo que sejam de cores similares. O uso da iluminação de cima para baixo, sobre os manequins, assim como nas araras destacam as texturas de cada material. A iluminação ao contrário, dá maior destaque, deixando as áreas de passagem da loja em uma penumbra.
No terceiro e último piso, encontramos porta-retratos, almofadas, mantas, luminárias, entre outros artigos da Armani Casa, expostos em balcões com design italiano. Destaque para o revestimento do piso em granito preto e as linhas curvas e suaves do expositor.
Antes de entrarmos no restaurante, passamos pelo corner da Armani Dolce, com quitutes perfeitos para levar de presente, e claro, para dar uma engordadinha e colocar a culpa na viagem… 😉 Sou apaixonada pelo design dos móveis… Tanto pelas curvas, quanto pela combinação de cores… As prateleiras seguindo o estilo orgânico, contrastando com as paredes e a escada, para mim, são perfeitas!!!
Armani Ristoranti
Não gosto muito de misturar marcas com comida… Acho que um chefe de cozinha e um designer possuem trabalhos que são verdadeiras obras de arte, e ligando o nome de um ao do outro, pode desvalorizar injustamente um dos dois profissionais… Enfim, minha opinião, a qual permaneço fiel após conhecer o Armani Ristoranti! É delicioso, muito mesmo, cardápio na medida certa, com opções de cursos, bons vinhos e… alguém aí anotou o nome do chef??? Nem eu… Mas pesquisei no google, Sandro Romano!!! Foi chef do The Modern por sete anos, até que Armani o recrutou. A especialidade de Romano são peixes e frutos do mar, abaixo, rigattoni ao vongole!
Muito além da excelente comida oferecida no restaurante, italiano é claro, está a iluminação do lugar. É perfeita, feita de maneira indireta, privilegiando cada mesa, colocada milimetricamente de acordo com sua iluminação e espaço. A estrutura orgânica da escada se faz presente na parede que separa os banheiros do salão, no mesmo material e seguindo a mesma forma.
Mobiliário completamente inserido no conceito de design da marca, além do cuidado com que são colocados pratos, talheres e cristais, além da arrumação dos pratos, é claro. O que mais me impressionou foi a “cortina” em ripas de aço inox, pontuadas com LEDs de cor violeta, todas na vertical, deixando transparecer ao fundo os edifícios ao redor, e ao mesmo tempo dando privacidade e a sensação de crepúsculo que a cor remete. Bem original e muito, mas muito lindo.
Agora uma piadinha… Se você estiver acostumado a pedir água em um restaurante, achando que vai economizar… Cuidado!!! No Armani você vai levar um susto quando chegar a conta… US$ 11,00 pela garrafa de água Acqua Armani!!! Hahahaha, chega a ser um abuso!! Maaas…, por outro lado, pode se conseguir bons vinhos com garrafas de até US$ 50,00. Pelo visto beber Armani custa tão caro quanto vestir…
Architect: Massimiliano & Doriana Fuksas
Programa: Emporio Armani, Giorgio Armani, Armani Casa, Armani Dolci, Armani Ristorante
Equipe de design: Sara Bernardi, Alfio Faro, Andrea D’Antrassi, Chiara Marchionni, Rossella Mastronardi
Design dos móveis: Ana Gugic, Farshid Tavakolitehrani, Lucrezia Rendace
Maquetes: Nicola Cabiati, Lucrezia Rendace, Jaim Telias
3D & Render: Giuseppe Zaccaria, Jaim Telias, Stratos Christofidellis, Valerio Romondia, Giorgos Machairas
Consultoria de Iluminação: Speirs & Major Associates Project
Consultor Armani: Davide Stolfi
Engenheiro estrutural: Gilberto Sarti
Cliente: Gruppo Giorgio Armani
Trabalho de arte: Mimmo Paladino
Área: 7.000 m²
Área Construída: 2.500 m²
Fotografia: Studio Fuksas e a´me arquitetura
Submit a Comment
Our lovely instagr.am
@ame_arquitetura
Archive
- outubro 2017 (1)
- agosto 2017 (2)
- maio 2017 (1)
- março 2017 (2)
- novembro 2016 (1)
- outubro 2016 (1)
- agosto 2016 (1)
- junho 2016 (7)
- maio 2016 (8)
- abril 2016 (13)
- novembro 2015 (2)
- outubro 2015 (2)
- julho 2015 (1)
- maio 2015 (3)
- abril 2015 (6)
- março 2015 (4)
- fevereiro 2015 (1)
- novembro 2014 (10)
- outubro 2014 (9)
- setembro 2014 (6)
- agosto 2014 (10)
- julho 2014 (7)
- junho 2014 (9)
- maio 2014 (10)
- abril 2014 (9)
- março 2014 (11)
- fevereiro 2014 (13)
- janeiro 2014 (6)
- novembro 2013 (12)
- outubro 2013 (5)
- setembro 2013 (1)
Comments