Como usar Painéis de Madeira na Decoração
Para uma decoração sofisticada e até mesmo ousada, nada melhor que revestir as paredes!! Para conseguir um resultado diferente, vale criar painéis iluminados, cortes, e brincar com a multiplicidade de acabamentos. Na Casa Cor Rio, pude perceber alguns ambientes que investiram nos painéis de madeira e se destacaram pela qualidade do projeto. Sem dúvidas, uma sala, por exemplo, envolvida em madeira chama atenção e cria uma atmosfera de requinte. E quanto mais conhecemos as empresas que fazem estes produtos, mais interessante fica especificar os materiais. Gostamos de uma boa história não é…
Conheci os materiais da Berneck durante um evento que a marca fez na Casa Cor Rio, onde foram apresentadas algumas amostras, além da história da empresa, familiar, do Paraná, que completa 65 anos em 2017. Fiquei encantada com a maneira que, ao longo do tempo, a família investiu – não só no crescimento da empresa – mas na preocupação com a sustentabilidade. E, acreditem, seu fundador, Bernardo von Muller Berneck, passou por inúmeras dificuldades para que a Berneck se perpetuasse no mercado. Incêndios nas fábricas, pragas durante o replantio de mudas, o pionerismo em ter a preocupação ambiental ainda na década de 60… E apesar de tudo, a empresa foi expandindo, criando novos produtos, priorizando materiais de alta tecnologia aliados a preservação do meio ambiente. Hoje é referência no Brasil e exterior.
Vocês sabem que sou meio nerd, e adoro contar a história dos bastidores das empresas, principalmente no Brasil, porque podemos traçar um paralelo com a evolução econômica do país e também com as tendências do nosso mercado ao longo dos anos. Voltando para a aplicação dos painéis de madeira, vou usar como exemplo os ambientes que usaram na Casa Cor Rio:
Empório Organico de Tiana Meggiolaro e Bia Mayrinck (Click Interiores)
Revestimentos que remetem ao Lapinha, como os painéis da Berneck no padrão Gengibre, um madeirado baseado em carvalho bem clarinho, com textura valorizada pelo acabamento Tatto. 🌿No teto, as barbas de bode características do spa, e cestos que se transformam em luminárias! Ahhh, e olha que legal: 😁 descobri, para fazer este post, que a Berneck busca referências fortes em cores e texturas para dar o nome de seus padrões, refletindo sua personalidade.
Sala de Leitura do arquiteto Mario Costa Santos
Repleta de sofisticação, a Sala de Leitura se destaca principalmente pelo uso da madeira (no caso, o arquiteto Mario Costa Santos, usou o Louro Freijó Grann da Berneck). No ambiente, foram escolhidos objetos comemorativos da inauguração de Brasília e serralheria inspirada nas fuselagens de aviões, homenageando a família Rocha Miranda, donos da extinta cia aérea Panair.
Sobre madeiras e acabamentos da Berneck
No brunch na Casa Cor, a Berneck nos apresentou a coleção 2016/17 evidenciando a solidez e qualidade da empresa com produtos como: serrados em Pinus e Teca e painéis MDP, MDF e HDF. Lembrando que a empresa tem grande histórico no benefiaciamento da madeira laminada e faqueada tropical como referencia. Além disso, desde a década de 80 produz painéis reconstituídos. Em 2018 a programação é reviver o varejo com os painéis MDP em melamina, buscando na sua essência e história a inspiração que determina as suas coleções de padrões madeirados ao mercado.
Brunch na Casa Cor Rio 2016
No dia 19 de outubro, a Berneck ofereceu um brunch para convidados no Bistro do Jardim. Grandes nomes da arquitetura carioca compareceram e se interessaram em conhecer melhor o produto, incentivados pelos profissionais que já são clientes da marca. Um pouco dos convidados e da atmosfera agradável do evento:
Mais informações sobre a Berneck, no site www.berneck.com.br, no instagram @berneckoficial ou ainda na fanpage www.facebook.com/bernecksa
Submit a Comment