MUSA: Museu debaixo d’agua!
Holla, holla, holla!
Não, essa matéria não está escrita em espanhol 😉 Mas surgiu diante a minha pesquisa sobre o Mexico, Cancun, Isla Mujeres e Tulum. Venho pensando em passar meu Reveilon nessa area e, logico, que comecei a me informar e pesquisar. Adoro pesquisas! Sempre rende alguma descoberta incrivel! Nao foi diferente desta vez..
Achei o MUSA! Apesar do nome, nao se trata de uma sereia escondida, mas do Museu Subaquático de Arte (MUSA) que está localizado nas profundezas e águas cristalinas que rodeiam Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc no México, além de ser uma das mais ambiciosas atraçoes submarinas do mundo!
Aberto desde 2010, o MUSA reúne mais de 480 esculturas de tamanho natural que reproduzem pessoas em diversas situaçoes. Feitas de concreto e fibra de vidro, numa mistura que não agride o oceano.
O escultor ingles, Jason de Caires Taylor, é responsável pelas obras que visam atrair os turistas sem prejudicar a conservação do local, e as suas obras estão localizadas entre 4 e 8 metros de profundidade.
Com o intuito de preservar os recifes naturais do Parque Nacional “Costa Occidental de Isla Mujeres” de Cancun, e para aumentar o turismo na região, o diretor do parque e o presidente dos Associados Náuticos de Cancun se uniram a Jason de Caires Taylor, para realizar um projeto audacioso que poderia colocar as águas de Cancun ainda mais no mapa do turismo nacional e internacional. A parceria se iniciou em 2008, e grande parte do orçamento inicial foi para a compra do material, na Inglaterra. Em 2010, o projeto foi inaugurado, e vem crescendo com adições de obras desde então. O interessante é que elas não só ajudam a preservar a vida, mas também as geram e expandem!
Ao todo, foram feitas e implantadas nas águas 480 esculturas compostas por concreto alcalino com estruturas de fibra de vidro. Esse foi apenas o começo do projeto. A partir dos estudos em preservação ambiental e marinha, o diretor do parque percebeu que poderia implantar diferentes “salões de exibição”, utilizando os espaços dos recifes para promover o trabalho de vários artistas. A iniciativa privada, junto com apoio do governo mexicano, possibilitou o crescimento dessa ideia e desse tipo de museu. Sao duas galerias em 420 m2: o Salon Manchone s o Salon Nizuc.
Vale a pena mesmo conferir as fotos dessas obras! A impressão que se tem é de que existe uma cidade perdida debaixo d’agua…
Por Elena Korpusenko
Submit a Comment