origami + arquitetura
Que saudades de fazer meus posts!!! Em dezembro o site estava com alguns problemas técnicos, demorando para fazer upload de fotos e pedi a Origgami Soluções Multimídia para reorganizar tudo para mim!! E UFA!, deu tudo certo e estou de volta!! Em dezembro estive na Art Basel Miami, que foi repleta de eventos paralelos super interessantes. Vou fazer um post contando tudo para vocês poderem se programar para ir em dezembro. Acabei de voltar da Maison Objet, em Paris, também com muitas novidades para a decoração da casa, principalmente em itens do dia a dia! Vale ir novamente em setembro, a feira é incrível e Paris é sempre Paris. Para quem não quiser esperar até setembro, a Maison terá sua primeira edição Américas, em Miami de 15 a 18 de maio. Paralelamente a Maison, fui convidada pela Bernardaud, grande marca de porcelana, a visitar o complexo de fábricas e desenvolvimento criativo, em Limoges, França. Com calma vou atualizando todas essas experiências e melhorando o site!
Como a Origgami estava ajustando meu site, decidi pesquisar sobre o origami e encontrei idéias criativas e que dão um efeito especial e único na decoração. É uma técnica secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada.
Na arquitetura, o origami inspirou o desenho do Park Pavilion, em Cuenca, na Espanha. Com projeto de Moneo Brock, o pavilhão foi setlrizado em frente ao centro histórico da cidade, para funcionar como um filtro entre a cidade e o parque. Composto por 23 módulos pentagonais que juntos formam uma rede estrutural em aço e vidro.
Gostaram? Podem fazer seus próprios origamis com as dobraduras simples aqui:
As crianças vão amar!
Submit a Comment