Last Seen: Brasil, Mon Amour!
- amearquitetura
- On 07/10/2015
- http://www.amearquitetura.com
O Grand Mercure e Trip Editora promoveram um delicioso evento para celebrar a cultura brasileira, o
BRASIL MON AMOUR!
Que contou com a presença de personalidades brasileiras e francesas radicadas no País, influentes nos mais diversos segmentos: da culinária ao design
No último sábado, fui convidada por um grande amigo, Ricardo Lowndes Dale, para um evento no Grand Mercure Riocentro, marca Upscale da AccorHotels, com curadoria da Trip Editora. O novíssimo Hotel foi palco nas duas últimas semanas de várias festas paralelas (e com uma super vista) ao Rock in Rio. Depois das festas, o Grand Mercure RioCentro recebeu um maravilhoso encontro entre o design, a culinária e a hospitalidade em conversas inéditas e muito especiais entre brasileiros e franceses que possuem uma paixão em comum: o Brasil.
Foi uma tarde muito agradável, iniciando com um almoço delicia, e seguida dos bate papos, com pessoas interessantíssimas – com bagagem cheia para os assuntos abordados pelo excelente diretor editorial da Trip, e mediador das conversas, Fernando de Luna. Tiro meu chapéu para a desenvoltura do Fernando, animou mesmo os participantes, além do grupo formado por mais ou menos 100 pessoas que estavam assistindo. Meus seguidores do Snap Chat foram à loucura, publiquei uns 300 segundos! Haja dedo para pular snap!
DESIGN/ LIFESTYLE
O primeiro encontro do dia foi sobre o design brasileiro contemporâneo e contou com as participações de Carol Bueno – representante do escritório de arquitetura TripTyque (composto de uma brasileira e três franceses), Zanini de Zanine – respeitado designer carioca – ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais de design, e Gringo Cardia – designer, cenógrafo e multipartiste, que fez parte da montagem de espetáculos essencialíssimos como Cirque de Soleil.
E para falar do jeito original e único de viver do brasileiro e a reconhecida hospitalidade do seu povo, o palco do evento recebeu dois nômades profissionais: o jornalista e colunista de turismo do New York Times, Seth Kugel, famoso no youtube pelo seu canal “Amigo Gringo”, onde conta suas aventuras mundo afora. No bate papo com Seth, o executivo internacional, produtor cultural e lenda viva da música mundial, André Midani – o sírio que já viveu na França e em Nova York, que além de ter presidido uma das maiores gravadoras do mundo, influenciou da bossa nova ao rock, se tornando uma referência no mercado brasileiro de arte e cultura. Foi a dupla mais divertida, que renderam muitas gargalhadas para quem assistia.
ARTE
Em seguida, as atenções se voltaram para o melhor da arte nacional: uma aula sobre Cândido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, que passou alguns anos em Paris, no final da década de 1920 – período considerado importante na evolução de sua obra. No evento, ele revive junto de sua obra por intermédio de seu único filho, João Cândido Portinari. Engenheiro e matemático, lidera o Projeto Portinari, sendo um dos responsáveis pelo catálogo Raisonné de Portinari, que reúne as mais de 5 mil obras do pai.
GASTRONOMIA
O último encontro do evento foi focado na comida brasileira sob o olhar crítico do francês, que conhece muito sobre a terra onde a alta gastronomia deu seus primeiros passos. Para isso, três referências da culinária do Brasil se reuniram para trocar ideias e vivências.
Foram eles: o Chef francês Laurent Suaudeau, pupilo do mestre Paul Bocuse, que veio para o Brasil aos 23 anos e, além de criar e comandar a cozinha de diversos restaurantes conceituados no Rio de Janeiro e em São Paulo, foi o fundador do ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia); a chef Morena Leite, criadora do restaurante Capim Santo, nascida em Trancoso, na Bahia, e formada pela conceituada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu; e o pernambucano radicado em São Paulo, Josimar Mello, crítico e colunista gastronômico do jornal Folha de S. Paulo.
Durante o encontro entre os três ícones da nossa cena gastronômica, houve uma degustação especial de clássicos da mesa brasileira como a caipirinha. :p
O evento encerrou com um pocket show exclusivo que celebrou a nossa MPB. Mariana Aydar fez uma homenagem ao genial instrumentista e compositor pernambucano, o mestre da sanfona Dominguinhos.
Fotos: Anna Fischer – Trip Editora.
Our lovely instagr.am
@ame_arquitetura
Archive
- outubro 2017 (1)
- agosto 2017 (2)
- maio 2017 (1)
- março 2017 (2)
- novembro 2016 (1)
- outubro 2016 (1)
- agosto 2016 (1)
- junho 2016 (7)
- maio 2016 (8)
- abril 2016 (13)
- novembro 2015 (2)
- outubro 2015 (2)
- julho 2015 (1)
- maio 2015 (3)
- abril 2015 (6)
- março 2015 (4)
- fevereiro 2015 (1)
- novembro 2014 (10)
- outubro 2014 (9)
- setembro 2014 (6)
- agosto 2014 (10)
- julho 2014 (7)
- junho 2014 (9)
- maio 2014 (10)
- abril 2014 (9)
- março 2014 (11)
- fevereiro 2014 (13)
- janeiro 2014 (6)
- novembro 2013 (12)
- outubro 2013 (5)
- setembro 2013 (1)
Submit a Comment