HighLights Art Basel Miami 2015
A Art Basel, edição de Miami Beach, é a mais abrangente feira de arte contemporânea internacional da América do Norte, com 267 galerias de 31 países apresentando obras de mais de 4.000 artistas em 2014. Realizada no Centro de Convenções de Miami Beach, Art Basel gera um público de 73.000 negociantes de arte, artistas, colecionadores e aficionados em Miami durante a feira, realizada este ano a partir de entre os dias 3 e 6 de dezembro. E paralelamente, acontecem 20 feiras em toda a cidade, além das festas e eventos em todos os lugares. Miami, que já é uma festa, se transforma em um festival, com muita arte e design, pessoas interessantes e interessadas, claro!
A História de Art Basel
A Art Basel, fundada em Basileia, Suíça, em 1970, cruzou o Atlântico e, desde 2002, foi criada a edição de Miami Beach, um evento anual. A ideia surgiu através de três galeristas suíços, Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt, que reuniram os artistas que representavam, assim como colecionadores, curadores e críticos de todo o mundo para o primeiro Art Basel. A visão, naquela época, que esses caras tiveram foi um sucesso e mais de 16.000 pessoas participaram da primeira feira.
Miami foi selecionado como um segundo destino ideal pela sua posição única no eixo da América do Norte e América do Sul. Ao longo dos anos, com a benção da Art Basel, em Miami tornou-se um destino de artes próspera através de bairros vibrantes e artísticos como Wynwood e a abertura doincrível Pérez Art Museum Miami (PAMM). A Art Basel tem outra edição além de Miami e Basel, em Hong Kong, desde 2012, aproveitando a cidade mais ocidental do Oriente.
Sobre Art Basel
Na próxima semana, o imenso Centro de Convenções de Miami Beach será dividido em nove setores com o setor de Galerias como a peça central da mostra. Os setores serão divididos em espaços curatoriais separados. Serão expostos artistas novos, consagrados, destaques, etc., cada um em seu setor específico. Por isso vale pesquisar quais artistas você quer ver, para então percorrer o Centro de Convenções.
Enquanto Art Basel Miami Beach abre ao público na quarta feira dia dois, e vai até domingo, seis de dezembro, o calendário das exposições satélite é diferente, e geralmente iniciam alguns dias antes. Eu chego um pouquinho antes também, porque a semana é repleta de eventos e lugares para se ve, a Miami Design Week, ou Semana de Arte de Miami.
Miami Art – Must See
O Pérez Art Museum Miami (PAMM) foi o queridinho da crítica durante a Art Basel. Tudo nele é incrível, desde a localização, ao projeto de arquitetura, mobiliário e obras que são expostas ali. Este ano, o museu vai mostrar a pintura abstrata aborígene australiana em uma exposição intitulada “No Boundaries”, e estrear as obras de Sheela Gowda na Galeria de Projetos. O artista jamaicano Nari Ward, estabilizado em Nova York vai apresentar o chamado “first major show”. O artista que vem se destacando na cena contemporânea atua em diversos suportes midiáticos e reúne nesta mostra seus vídeos, fotografias, esculturas, colagens, uma produção carregada de senso tático e visceral, suas fortes características
O Instituto de Arte Contemporânea, está com residência temporária no Edifício Moore no Design District, e será um dos “places to be” durante a Art Basel com uma exposição individual e provocativa do artista performático Alex Bag.
Outros destaques incluem “margem de erro” e “Philodendron: De Pan-Latina Exotic a americana moderna” no Wolfsonian FIU e “Carlos Estevez: Celestial Traveler” no The Patricia e Phillip Geada Museu de Arte na FIU.
Além disso, o Museu de Arte Bass, Lowe Art Museum, MDC Museum of Art, Jewish Museum of Florida e Vizcaya Museum & Gardens, Fairchild Tropical Botanic Garden vão promover eventos especiais e exposições durante o mês de dezembro, a começar na Miami Design Week.
Design Miami – que eu adoro, pequenininha e muito bem “curada” – fórum global para o projeto colecionáveis, vai expor as principais galerias do mundo especializadas em design dos séculos 20 e 21. A tenda Design Miami fica ao lado do Centro de Convenções, e é um dos meus imperdíveis porque promove um grande fórum global sobre design e arquitetura, unindo os visitantes interessados não apenas em arte, como profissionais e incitando um pensamento maior e mais amplo para todas estas frentes criativas!!!
Com Miami abriga impressionantes coleções – The Private Collection Marguilies no Warehouse, a De La Cruz Collection e a Família Rubell Collection – abrem suas portas para o público durante a Semana de Arte de Miami em horários variados.
O Setor de Cinema em Soundscape Parque do New World Center é um lugar ao ar livre para assistir asa exibições de videoarte sob as estrelas, com a projeção direcionada a uma parede de 7.000 pés quadrados projetado por Frank Gehry.
Art Fairs – Satélite (…ou Fuori Basel hehehe)
Além do evento principal, há uma série de feiras satélite, verdadeiros must see. Para vanguarda, obras contemporâneas, vá para Pulso Miami, NADA e Arte Untitled. Já a Scope e Art Miami que, na verdade, são anteriores Art Basel Miami, apresentam uma impressionante variedade de galerias com obras modernas e contemporâneas. Outras feiras incluem Aqua, Red Dot Art Fair e Select Fair.
Em South Beach, na esquina da 10st com a Washington Avenue, no The Wolfsonian Museum. O curador Christian Larsen garimpou preciosidades para o seu projeto/exposição “Philodendron: From Pan American Exotic to Modernism”. A proposta da exposição que mistura botânica, arte, design e moda comprova de forma atraente que, ainda que distintas, as manifestações artísticas são sempre interdisciplinares
Além de Setor Público da Art Basel, toda a cidade se transforma em uma tela para instalações efêmeras e happenings de arte. Os bairros mais ativos durante a Miami Design Wek são South Beach, Midtown e Wynwood. É também endereço dos principais lugares quando se trata das festas VIP, jantares e cocktails.
Ano passado, a Casa Vogue usou o Edition Hotel, em parceria com a Absolut, e criaram um rooftop de frente para o mar, a Casa Elyx, que recebia convidados do Brasil e exterior, para Brunchs, cocktails, festas… Foi um dos pontos de encontro dos brasileiros em Miami Beach.
Serviço gratuito Art Week Shuttle
Em um esforço para tornar as inúmeras feiras de arte em Miami Beach e Miami mais facilmente acessível, as duas cidades se uniram esforços para funcionar um serviço de transporte gratuito que se conecta aos serviços de transporte gratuito e mostras de arte existentes em cada cidade. Para obter detalhes completos de transporte, clique aqui.
Para obter uma lista completa de todos os eventos Art Basel, visite artbasel.com/miami-beach.
Na feira existem corners com comidinhas, área de descanso, tem que ver no mapa!
Mal posso esperar para chegar la!!! Evento imperdível, Miami totalmente voltada para artes e design!! Demais!
-
Querida Aline,
Estou encantada com o blog, sua forma leve de escrever e o conteúdo que não dá vontade de parar
Querida Aline,Estou encantada com o blog, seu jeito leve de escrever e o conteúdo que não dá vontade de parar de ler! Além disso, estou aqui morrendo de vontade de ir p Miami aproveitar todas as dicas incríveis da Art Basel.. rs quem sabe ano que vem!
Boa viagem e aproveite!!
Pensando aqui em um post sobre a feira e em como fazer um link com as cerâmicas coloridas da Artec Design, que vc sugeriu em nossa conversa pelo telefone.
Sucesso!!!
Beijoos
Aline Duek
Comments