Village Mall: projeto de Shopping!
Com projeto arquitetônico feito por Antonio Paulo Cordeiro do Escritório Coutinho, Diegues & Cordeio Arquitetos, o Village Mall já inaugurou sendo ganhador do VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, eleito como melhor projeto comercial na América Latina, em 2011. Segundo o arquiteto idealizador, “o projeto foi pensado para oferecer comodidade e conforto aos clientes em um ambiente arejado, espaçoso, com áreas comuns generosas e grande aproveitamento da luz natural”. Com público alvo diferenciado, e totalmente voltado para o mercado de luxo, o Shopping investiu em corredores largos, com 10 a 17 metros de largura, bem acima da medida padrão (entre 6 e 12 metros). Seu pé direito varia entre 5,80 e 6,50 metros de altura, criando maior conforto ambiental para o usuário. O perfil do shopping exige lojas de grifes famosas, cinemas com poltronas de primeira classe de avião e decorado com obras de arte.
A proeocupação com o meio ambiente está presente em cada detalhe do projeto do Village Mall. Economia de água e energia, descarte seletivo e reaproveitamento do lixo, assim como a utilização de equipamentos de grande eficiência energética, como vidros low-e (low emissivity glass), que permitem a entrada de luz natural mas refletem o calor, exigindo menos do sistema de refrigeração; lâmpadas de vapor metálico e telhas termoacústicas, que são isolantes térmicas, fazem parte da garantia para a sustentabilidade que o Shopping proporciona ao entorno. O ar condicionado utiliza gás frigorígeno, que não causa danos à camada de ozônio. O sistema de gestão de energia é totalmente automatizado, regulando os parâmetros de luz e temperatura. Foram projetadas ainda estações de reuso de águas para irrigação de jardins e válvulas sanitárias e dispositivos econômicos para torneiras, mictórios e bacias sanitárias. O compartimento de lixo é equipado com compactador remoto e tem espaço para o descarte seletivo dos resíduos.
Com a presença de lojas como Louis Vuitton (é a segunda maior Louis Vuitton no Brasil, com 550 m² de área), Gucci, Cartier, Chanel, Prada, Miu Miu, Red Valentino, Hugo Boss, Tory Burch, Burberry, entre outras, o Shopping vai receber a primeira Apple Store do Brasil ainda este ano. Para interagir com o público, o Shopping e as lojas tem feito vários eventos como palestras do jornalista Bruno Astuto (tanto no Shopping quanto na Louis Vuitton), aulas de Yoga para os seus clientes vip, coral de Natal, jantares e pockets show como o da cantora revelação Bianca Chami. Entre as comodidades oferecidas estão um jardim de inverno e uma sala vip para os compradores mais fiéis, que são tratados com exclusividade.
No átrio Norte, a instalação da série Structured Chaos (Caos Estruturado), produzida pelo artista belga Arne Quinze, atrai os olhares e a admiração de quem passa, por ser atual e intrigante. A obra, primeira produzida no Brasil, tem 20m de altura e é feita em ripas de madeira com tons naturais e vermelho.
Para completar, o shopping transformou seu amplo terraço em área dos restaurantes, espaço para eventos, e descanso dos clientes. Tem uma vista espetacular para Lagoa da Tijuca e as montanhas do entorno, ficando lotado no final do dia, com uma bela visão do por do sol. Para emoldurar essa vista, ao lado do deck de madeira foi instalado um enorme telhado verde (green roof) que promete equilibrar a sensação térmica do entorno, proporcionando maior conforto térmico tanto para quem está embaixo do telhado, como para quem caminha sobre o deck de madeira ao lado do jardim. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Cidade Jardim.
Ficha Técnica:
Inauguração: 03/12/2012
Área Bruta Locável (ABL) total: 25.529 m²
Participação Multiplan: 100%
Número de lojas: 105
Empregos: 1.030
Vendas em 2012: R$ 26,7 milhões
Tráfego em 2012: 135,8 mil visitas
Perfil do público: classe A
Submit a Comment